Este é retrato de Piet Mondrian quando jovem. O pintor holandês nasceu em 1872 e, como seus irmãos, demonstrou talento para o desenho logo cedo.
A família, preocupada com a possibilidade de seu filho tornar-se um artista (isso era visto como um mau caminho naqueles tempos), ficou mais tranquila quando ele prometeu que seria um professor.
Porém, logo ficou insatisfeito com a carreira de professor, pois percebia que a pintura era seu verdadeiro caminho. Enfrentou a vontade do pai e seguiu, finalmente, seu talento, indo estudar fora e viajando para vários lugares a fim de conhecer paisagens e registrá-las em seus quadros.
Mondrian teve sua fase figurativa, depois influenciada pelo Impressionismo, até alcançar o não-figurativo, onde se fixou.
Dentre os locais que frequentou estava a Paris do início do século, onde Mondrian entrou em contato com os cubistas e deles recebeu influência decisiva para o movimento que viria a criar: o Neoplasticismo.
Alguns dos princípios desse movimento são: presença de ângulos retos, utilização das cores primárias, do branco, do preto e do cinza apenas, criando movimento em suas disposições assimétricas.
Suas obras dessa fase foram tão marcantes que até hoje influenciam arquitetura, design, moda, etc.
Ao mudar-se para os Estados Unidos e sob a influência do jazz, de que gostava muito, Mondrian acabou adaptando as regras que fixara na criação de novas telas.
Inspirados pela sua fase Neoplástica, publicaremos nas próximas postagens intervenções poéticas em uma de suas obras.
lool, q massaah
ResponderExcluir